Erich Fritz Fellgiebel

Erich Fritz Fellgiebel nasceu a 4 de Outubro de 1886 (Pöpelwitz, Silesia) e morreu a 4 de Setembro de 1944 (prisão de Plötzensee, Berlim). Iniciou a sua carreira como cadete em 1905 e já na I Grande Guerra teve papel activo no Comando-Geral do Exército. Major em 1928, tenente-coronel em 1933, coronel em 1934 e general em 1940. Ao que parece, Hitler não gostava (leia-se, confiava) lá muito de Fellgiebel mas as suas capacidades como técnico de comunicações eram amplamente apreciadas e necessárias. A desconfiança só podia ter origem na sua independência intelectual e moral como nas relações mantidas, primeiro, com Ludwig Beck e, posteriormente, com Franz Halder, seus superiores e responsáveis pela sua aproximação ao círculo de conspiradores.

Devido à sua importante posição no meio das comunicações militares do Reich, Erich Fellgiebel foi encarregue de duas tarefas de importância extrema a serem executadas no dia do golpe de 20 de Julho de 1944. A primeira, a destruição do centro de comunicações do quartel-general de Hitler (em Rastenburg) de modo a isolá-lo do resto do mundo, falhou redondamente. A segunda, manter abertos os meios de comunicação entre os postos revoltosos de modo a servir o golpe, foi exemplarmente sucedida (consta mesmo que alguns elementos nazis se referiam, posteriormente, ao golpe como o "Putsch do PBX"...), mas de pouco serviu. Fellgiebel, uma vez claro o falhanço do golpe e o eminente desastre da oposição, e após ter informado os seus correlegionários em Berlim com as seguintes palavras — «Etwas Schreckliches ist passiert! Der Führer lebt!» (Algo terrível aconteceu! O Führer vive!) – escolheu permanecer em Rastemburg, chegou mesmo a felicitar Hitler pela sua sobrevivência, recusou o suicídio e esperou galantemente a sua detenção e sentença.

Detenção que ocorreu logo no dia seguinte e que o levou perante o infame Freisler, em Agosto de 1944, juntamente com Witzleben, von Hase, Stieff, Hoepner e outros. Ali, em pleno tribunal popular, terá dito a Freisler: «Enforque-nos o quanto antes, antes que chegue a sua vez». Foi executado no início do mês seguinte.





Informação maioritariamente recolhida de Schlabrendorff (1965), Freeman (1995), Kershaw (2000b) e Wikipedia. As fotos são retiradas da Internet.



\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ Este post está em permanente construção ///////////////////

Sem comentários: