Hans Oster
Hans Oster nasceu a 9 de Agosto de 1887 (Dresden) e morreu a 9 de Abril de 1945 (Flossenbürg).
Oster é considerado como um dos primeiros elementos da widerstand, autor dos primeiros planos para a remoção de Adolf Hitler do poder. Desde cedo foi elemento importante na Abwehr (Serviços Secretos Militares), sob as ordens de Wilhelm Canaris, até à sua exoneração em 1943. Sob a protecção de Canaris (que embora fosse um ardente opositor de Hitler não se sentia capaz de reagir e partir para a acção) Oster foi um dos mais importantes elementos de ligação entre a esfera civil e a esfera militar.
Em 1937 chegou a ter plano delineado para a invasão da Chancelaria e prisão de Hitler, mas tal não se verificou devido ao recuo do apoio inglês expresso pelas políticas de apaziguamento de Chamberlain.
Durante 1940 Hans Oster foi incessantemente fornecendo informação (a um adido militar holandês em Berlim, J. C. Sas) quanto às datas de invasão de países como a Holanda, a Bélgica e Dinamarca. De pouco serviram.
Em 1943, na sequência da prisão de dois dos mais importantes elementos do seu círculo, Dietrich Boenhoffer e Hans von Dohnanyi, Hans Oster viu-se numa posição delicada e Canaris não teve outra alternativa senão demiti-lo. Factor que viria a trazer à widerstand, como substituto de Oster, o elemento definitivo — Claus Stauffenberg.
Após o Golpe de 20 de Julho, Oster foi preso e a 8 de Abril de 1945 (a poucos dias de o Terceiro Reich cessar de existir) foi enforcado, juntamente com Canaris e Boenhoffer, no campo de concentração de Flossenbürg.
Informação reunida a partir de variadas fontes constantes da Bibliografia (ver links laterais) e da Internet.
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ Este post está em permanente construção ///////////////////
Sem comentários:
Enviar um comentário