Hans-Bernd von Haeften

Hans-Bernd August Gustav von Haeften nasceu a 18 de Dezembro de 1905 e morreu a 15 de Agosto de 1944. Filho de Hans von Haeften, oficial do exército alemão e presidente do Reichsarchiv, e irmão de Werner von Haeften, oberleutnant da Werhmacht e membro activo (um dos caídos no Golpe de 20 de Julho) da resistência alemã.

Estudou Direito (Alemanha e Reino Unido) e iniciou a sua carreira profissional na Fundação Streseman (Chanceler em 1923 e Prémio Nobel da Paz em 1926). Em 1933 entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo sido adido cultural em Copenhaga, Viena e Bucareste.

Através de Ulrich van Hassell e Adam von Trott zu Solz juntou-se ao Círculo de Kreisau onde, devido à sua forte religiosidade (ver episódio com seu irmão em Janeiro de 1944), sempre teve grandes reservas quanto aos métodos pensados para a eliminação de Adolf Hitler e o seu regime. No final, demonstrou apoio à operação planeada (a do círculo de Kreisau, não a de 20 de Julho) e disponibilizou-se para representar a pasta dos Negócios Estrangeiros após o golpe.

Hans-Bernd foi preso a 23 de Julho de 1944 e a 15 de Agosto desse ano foi julgado/humilhado no temível Tribunal Popular e posteriormente enforcado na prisão de Plötzensee, em Berlim.


Informação reunida a partir de variadas fontes constantes da Bibliografia (ver links laterais) e da Internet.



\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ Este post está em permanente construção ///////////////////

Sem comentários: