Werner von Haeften

Werner Karl von Haeften nasceu a 9 de Outubro de 1908 (Berlim) e morreu na mesma cidade a 21 de Julho de 1944. Filho de Hans von Haeften, oficial do exército alemão e presidente do Reichsarchiv, e irmão de Hans-Bernd von Haeften, jurista e oficial no Ministério dos Negócios Estrangeiros, além de influente membro da resistência alemã (Círculo de Kreisau).

Werner von Haeften estudou Direito em jovem e empregou-se, antes da II Guerra Mundial, como advogado ao serviço de um banco de renome de Hamburgo. Durante o conflito chegou a Oberleutnant na Werhmacht e em 1943, após grave ferimento na Frente Este em finais de 1942, é destacado para o Quartel-General do Exército como ajudante de Claus Stauffenberg. Aí o conhece, aí adere ao seu círculo e aí toma a decisão de dar o corpo e a mente pelo derrube do regime.

Em Janeiro de 1944 Werner ponderou seriamente matar Adolf Hitler a tiro de pistola mas, dissuadido por seu irmão Hans-Bernd (que, fervorso católico que era, lhe perguntou se estaria mesmo disposto a quebrar o 5.º Mandamento), desistiu do intento.

Werner von Haeften foi o segundo homem durante todo o procedimento operacional do Golpe de 20 de Julho. Ele foi o homem que acompanhou Stauffenberg durante toda viagem de ida e de regresso a Rastenburg, foi ele quem ficou de plantão (enquanto Stauffenberg accionava a pasta armadilhada), foi ele que se desfez da segunda pasta (já quando fugiam em contra-relógio do campo militar de Rastenburg), foi ele, finalmente, que caíu, igualmente fuzilado, na Bendlertrasse, lado a lado com Stauffenberg. Quanto a este último momento das suas vidas alguns autores argumentam que Werner von Haeften (outros atribuem o acto a Mertz von Quirnheim) se terá mesmo sacrificado ao saltar na frente de Stauffenberg no preciso momento em que as balas voavam na sua direcção. Se ele, ou Quirnheim, realmente o fez ainda está por esclarecer.

Informação reunida a partir de variadas fontes constantes da Bibliografia (ver links laterais) e da Internet.



\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ Este post está em permanente construção ///////////////////

3 comentários:

Jheison disse...

Muito bom o blog, mas gostaria de saber se vc conhece algum livro q tenha a biografia de Werner von Haeften ou de Claus von Stauffenberg. Vlw

carlosvieirareis disse...

De todos os que li sobre Stauffenberg, este (http://www.amazon.com/Stauffenberg-History-1905-1944-Peter-Hoffmann/dp/0773525955) é certamente o melhor.

Quanto a Von Haeften, bom, não tenho/lembro nenhum de momento. Mas uma pesquisa na net certamente dará resultados.

Abraço.

Jheison disse...

Vlw pela dica, vou ler mesmo, achei o q eles fizeram um ato de muita coragem q poucos teriam por isso fiquei interessado no tema, sem falar q gosto muito de histórias da 2º guerra
abraço.